Grêmio de Todos | CONSELHO DELIBERATIVO DO GRÊMIO: O QUE É, HISTÓRIA E PAPEL DE ATUAÇÃO NO CLUBE

CONSELHO DELIBERATIVO DO GRÊMIO: O QUE É, HISTÓRIA E PAPEL DE ATUAÇÃO NO CLUBE

Quando o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense entra em campo, toda a nossa atenção, torcida e emoção estão voltadas para alentar as três cores que movem a nossa vida. Vibramos a cada vitória, mas, em compensação, se o time vai mal dentro das quatro linhas, nosso dia fica pior.

Mas para a bola rolar, para o Grêmio existir e funcionar existe toda uma estrutura que se equivale a uma cidade de grande porte, com poderes bem definidos. O Conselho de Administração (CA), que é o órgão executivo, composto do presidente do clube e mais 6 integrantes, e o Conselho Deliberativo (CD), que é o órgão legislativo e de controles.  Entre as suas atribuições, elencadas nos artigos 63 a 76 do Estatuto, estão discutir e votar o orçamento anual, apreciar os balancetes e as contas anuais, alterar o Estatuto, decidir sobre pedidos feitos pelo CA, votar resoluções e o Planejamento Estratégico do clube, etc. O Conselho é composto por conselheiros titulares, suplentes, jubilados e membros natos (Conselho consultivo). Atualmente, o Grêmio tem 354 conselheiros no total. A cada 3 anos, esse Conselho é renovado em 50% de seus membros titulares e suplentes.

A história do Conselho Deliberativo do Grêmio remonta ao ano de 1928, quando em 14 de dezembro foi realizada a primeira Assembleia Geral que elegeu e deu posse aos primeiros 40 Conselheiros Titulares. A histórica reunião, que teve na presidência dos trabalhos o jornalista Fernando Caldas, da direção do Correio do Povo, foi o marco inicial de uma nova era administrativa beneficiada pela instituição do órgão soberano que.  A partir de então, o CD passou a congregar os conselheiros eleitos pelos associados para bem representá-los na eleição e posse da diretoria, e ainda no exame do relatório anual e no cumprimento das disposições estatutárias.

Fernando Caldas, ao encerrar a sessão de 1928, destacou o progresso do Grêmio e fez votos para que o Conselho conduzisse o clube à prosperidade e à glória. E ao longo das décadas grandes gremistas ajudaram com seu trabalho no Conselho a realizar o sonho de 1928 de um Grêmio próspero e de glórias, que veio a conquistar o Brasil, a América e o Mundo com a maior torcida do Rio Grande e a mais apaixonada do país.

Divulgação: Grêmio FBPA

O Conselho Deliberativo do Grêmio tem em seu organograma Comissões especializadas, cuja missão é se posicionar com relação a temas importantes, dando direcionamento para que os integrantes do CD possam decidir com um maior embasamento sobre os assuntos.

Hoje, as comissões que especializadas que compõe o atual CD são: Comissão para Assuntos Relativos ao Futebol,  Comissão para Assuntos Legais e Estatutários, Comissão para Assuntos Econômico-financeiros, Comissão para Assuntos Relativos ao Patrimônio, Comissão de Acompanhamento do Planejamento Estratégico, Comissão de Ética e Disciplina, Comissão para Assuntos Eleitorais, Comissão para Assuntos Relativos ao Marketing, Comissão Memorial do Grêmio, Comissão Especial de Reforma Estatutária, Comissão Especial pra tratar dos Assuntos dos Consulados e Comissão Especial para tratar dos Assuntos sobre a Inclusão e Responsabilidade Social.

Afora as comissões especializadas, podem ser nomeadas comissões temporárias para apreciar temas de alta relevância.

Por isso, escolher certo as pessoas que irão participar do Conselho Deliberativo é muito importante e reflete no que vemos dentro de campo a cada jogo. Ter um CD omisso e que “aplaude” todas as ações do Conselho de Administração, que não seja crítico e que pense mais no poder e status do que no próprio Grêmio, traz resultados terríveis ao clube.

Nós, do Movimento Grêmio de Todos, temos 5 compromissos, elencados em nossas propostas, para o Conselho Deliberativo do Grêmio:

1. Transparência nas reuniões do Conselho, com transmissão ao vivo pela GrêmioTV (admitida reserva de exceção para assuntos internos estratégicos);
  2. Limite numérico objetivo de faltas para os conselheiros, com o fim da possibilidade de “falta justificada”;
  3. Redução do tempo de mandato dos conselheiros de 6 (tempo atual) para 4 anos, ajustando de tal modo que as eleições ao Conselho Deliberativo não mais coincidam com as do Conselho de Administração (Presidência);
  4. Fim do Conselheiro Vitalício (“jubilado”), pois todos conselheiros devem ser eleitos democraticamente;
  5. Mudança democrática, digital e transparente do fluxo processual do Conselho e criação da figura dos “blocos de conselheiros” para indicar os membros das comissões do Conselho Deliberativo, que hoje são todos indicados exclusivamente pelo presidente do órgão parlamentar gremista.

Vem com a gente e ajude a construir um verdadeiro Grêmio de Todos!