Grêmio de Todos | Eleições do Grêmio 2022: o que é, quando será e como votar?

Eleições do Grêmio 2022: o que é, quando será e como votar?

As eleições do Grêmio se aproximam e, com elas, muitas dúvidas surgem. É comum vermos debates apenas sobre nomes à presidência, dedos sendo apontados e transferência de culpa pela crise institucional que o clube passa há algum tempo. Entretanto, para vislumbrar um futuro de estabilidade, crescimento e glórias, é preciso tomar boas decisões no presente.

Nesse sentido, uma coisa precisa ficar clara: as eleições do Grêmio em 2022 ocorrem em 2 momentos. Em primeiro lugar, a renovação de metade do Conselho Deliberativo (CD), onde tudo acontece. Afinal, o CD é o órgão representativo do associado e por ele passam diversas decisões cruciais para o clube. Em segundo lugar, aí sim, há a eleição para escolher o presidente do Grêmio pelos próximos 3 anos.

Mas, tudo tem seu tempo. Por isso, esse artigo tem o intuito de ajudar a elucidar essas duas eleições, explicando prazo, processos e muito mais.

O que é a eleição do Conselho Deliberativo do Grêmio?

A cada 3 anos, o sócio gremista tem o direito de renovar 50% do atual Conselho Deliberativo do Grêmio. Como a última eleição ocorreu em 2019, a próxima é neste ano. Assim sendo, é crucial destacar de imediato que essa é a primeira grande decisão que o associado precisa tomar.

O CD é um órgão colegiado e por ele passam grandes decisões para o presente e futuro do clube. Portanto, antes de pensar em nomes para presidente do Grêmio, é preciso focar em uma renovação do Conselho Deliberativo. E antes de escolher por nomes, é crucial escolher projetos para o futuro do clube.

Somente assim a torcida gremista poderá evitar crises institucionais sem precedentes como essa que o clube atravessa.

Quando será a eleição para Conselho Deliberativo?

A data para eleição do Conselho Deliberativo do Grêmio já está marcada. Será no sábado, dia 24/9.

Sócios com 5 anos ininterruptos a contar da data do lançamento do edital estão aptos a concorrer. Ou seja, datas de associação de 26 de agosto de 2017 para trás.

Já para votar, todos os sócios que possuem 2 anos seguidos contribuindo poderão escolher sua chapa. Ou seja, sócios em dia e com datas de associação de 24 de setembro de 2020 para trás.

A eleição será presencial e online, e a forma virtual de votar será anunciada pelo Grêmio quando o pleito se aproximar.

O que é a eleição do Conselho de Administração?

A eleição do Conselho de Administração é escolha do presidente e mais 6 integrantes que serão os responsáveis por comandar o Grêmio nas temporadas de 2023 a 2025.

E aqui já começamos a entender a importância da primeira eleição, a do CD.

Isso porque, para os presidenciáveis disputarem o voto do associado em segundo turno, eles precisam passar, em primeiro turno, pela votação no Conselho.

E os novos conselheiros eleitos em setembro farão essa votação. Ou seja, a eleição para o CD tem uma importância ainda maior em 2022.

Somente aqueles candidatos que atingirem a cláusula de barreira poderão ir ao “pátio”.

Essa expressão significa disputar, em segundo turno, o voto dos sócios gremistas — que poderá ser tanto online como presencial.

E quando é a eleição para presidente do Grêmio?

Ainda não há uma data confirmada. A eleição dependerá do calendário de jogos na reta final da temporada.

Entretanto, é certo que apenas os candidatos que recebem votação mínima no novo Conselho Deliberativo estarão aptos a disputarem os votos dos associados gremistas.

Aliás, esse cenário acima não aconteceu em 2019.

Afinal, Romildo Bolzan Jr. acabou aclamado pelo Conselho Deliberativo como presidente para as temporadas de 2020 a 2022, culminando na crise institucional e no rebaixamento do nosso Grêmio.

Como escolher a melhor chapa para Conselho Deliberativo e o melhor presidente?

Acima de tudo, é preciso focar em projetos. Ou seja, faça uma análise das chapas para Conselho Deliberativo e Conselho de Administração.

Foque em propostas, metas, objetivos, análise da situação atual do clube, histórico dos dirigentes, entre outros.

Escolher apenas por nome ou grife, é repetir os erros que levaram o Grêmio ao triste momento em que se encontra.

Conheça o Movimento Grêmio de Todos e o Projeto Estratégico “O Grêmio que Queremos: Muda Grêmio“.

Esse projeto foi construído por gremistas comuns e conta com uma centena de metas e propostas para o futuro do Grêmio

Um abraço e até o próximo artigo!

#MudaGrêmio

Eleições Grêmio Conselho