Grêmio de Todos | Fora Brum! Fora Vivian! Guerra, cadê a profissionalização prometida na campanha?

Nas eleições presidenciais do GRÊMIO, em 2022, Alberto Guerra, então candidato, prometeu que o Clube passaria por um profundo processo de profissionalização, especialmente no Departamento de Futebol por se tratar do nosso “core business” (expressão inglesa, que significa “negócio principal”, muito utilizada pelo candidato à época).

Na época, Guerra prometeu um novo organograma no Departamento de Futebol com a chegada de um CSO (“Chief Sport Officer”), de um Gerente de Futebol e do Coordenador Técnico, além do Diretor de Futebol, do Vice-Presidente de Futebol e do Executivo de Futebol, que seria alguém com vasta experiência e renome no mercado da bola.

Contudo, desde o começo da gestão, a Direção (Conselho de Administração) liderada por Guerra, não tem cumprido a profissionalização prometida na campanha. A opção por abnegados, que são amigos pessoais, e por um executivo que, infelizmente, por mais esforçado que talvez seja, não tem experiência de mercado, tem sido a tônica da atual gestão, ocasionando problemas na montagem do elenco e na péssima atuação nas janelas de transferência. Não se nega a importância dos abnegados na história gloriosa do Imortal Tricolor, tampouco se ignora que Brum (abnegado) e Vivian (remunerado) queiram o melhor para o GRÊMIO, porém, eles não deram certo e os tempos são outros. É preciso, portanto, ter um choque de gestão profissional no Clube imediatamente!

Fato é que, sem profissionalização real, com pessoas capacitadas e qualificadas, a serem empregadas no Clube por mérito e desempenho reconhecido (experiência) em suas funções, e não por mera confraria de amigos e aliados políticos, ficará difícil tirar o GRÊMIO desta situação. E não se fala aqui apenas de sair da zona de rebaixamento, mas, sim, de retomar os tempos de glórias.

De qualquer modo, mesmo sabendo que a Direção seguirá sem cumprir a profissionalização prometida em campanha eleitoral, e diante da situação emergencial do GRÊMIO estar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Movimento Grêmio de Todos, com apoio dos sócios signatários deste abaixo-assinado virtual, defende urgentemente o seguinte:

(1) Demissões de Antônio Brum (Vice-Presidente de Futebol) e de Luís Vagner Vivian (Executivo de Futebol);
(2) Contratação de um executivo com experiência e renome no mercado da bola;
(3) Definição do novo Vice-Presidente de Futebol ou criação emergencial de uma Comissão Especial de Futebol;
(4) Qualificação do elenco com contratações assertivas de jogadores, especialmente nas posições de notória carência do grupo;
(5) Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo para tratar somente da situação do Futebol do GRÊMIO.

Porto Alegre, 24 de junho de 2024.
Coordenação Ampliada do Movimento Grêmio de Todos